IMS, Equipe. Entrevista com Claire Williams. IMS Clarice Lispector, 2023. Disponível em: https://site.claricelispector.ims.com.br/2023/10/19/entrevista-com-claire-williams/. Acesso em: 13 dezembro 2025.
- Vídeos
- 19/10/2023
Entrevista com Claire Williams
Notas
Ver também
- Postagem
- Ensaios
08/07/2021
Entre mistério e política
por Maria Clara BingemerExiste um aspecto dos escritos claricianos que é – parece-nos – menos observado. Trata-se da sensibilidade social e política da escritora. [...] Clarice deixa perceber em seus escritos – romances, crônicas ou contos – uma verdadeira abertura ao outro e sua diferença e sobretudo sua vulnerabilidade.
- Postagem
- Ensaios
16/05/2024
A escuridão na escuridão
por Eliane Robert MoraesEscuridão é uma palavra oca e nunca se sabe bem o que cabe dentro dela. De tal forma suas dimensões são indeterminadas que talvez se possa dizer até mesmo que nela cabe tudo e não cabe nada, pois, sendo um imenso celeiro de paradoxos, ao vazio primordial que a caracteriza soma-se imediatamente a qualidade equívoca da desmedida. Atributos que, assim pactuados, ganham particular densidade quando lavrados pelas mãos da autora de A maçã no escuro.
- Postagem
- Ensaios
29/06/2022
À procura de Clarice Lispector: o desafio biográfico de Teresa Montero
por Matildes Demetrio dos SantosAlém de confirmar o valor do gênero biográfico como meio privilegiado de atender às reivindicações de um público curioso sobre o passado de personalidades famosas, Teresa Montero desafia as convenções do gênero, ao reconstituir a vida familiar, as experiências pessoais, as amizades e o processo de criação de Clarice Lispector, uma autora que, com todas as suas forças, fez existir a sua vocação para a literatura como fatalidade e salvação.
- Postagem
- Ensaios
29/06/2017
Matriosca: duas ou três palavras sobre um caderno de viagem
por Elizama AlmeidaCaderneta magra, cabe na palma da mão, 17cm x 10,5cm e 58 páginas. O documento inédito traz registros da viagem de Clarice à Itália
- Postagem
13/02/2025
“Em nome de meu pai”
por Bruno CosentinoA ligação de Clarice com a política não se dá na superfície da vida pública, tampouco nos textos que abordam diretamente a questão. Isso se deve a uma compreensão da escritora sobre a fratura entre arte e política, abordada em dois textos irmãos, “Literatura e justiça” e “O que eu queria ter sido”, nos quais constata com lucidez desconcertante a inutilidade de sua literatura como instrumento político.
- Postagem
- Hora de Clarice
09/12/2014
Paulo Gurgel Valente recorda sua mãe, Clarice Lispector
por Elizama AlmeidaPaulo Gurgel Valente, filho de Clarice, conversa com Eucanaã Ferraz e Elizama Almeida, e relembra, por exemplo, as personalidades que frequentavam a sua casa