Uma aprendizagem

Antonio Candido percebeu, de imediato, o valor de Perto do coração selvagem (1943), livro de estreia de Clarice Lispector: “dentro de nossa literatura, é uma performance da melhor qualidade”. Desde então, a fortuna crítica da obra clariciana não para de crescer. Para manter atualizada a lista de trabalhos que disponibilizamos aqui, convidamos estudiosos para que nos enviem títulos ainda não contemplados. A curadoria do site não se compromete com nenhuma das abordagens críticas e teóricas ou narrativas e biográficas apresentadas nos trabalhos aqui listados.

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VIEIRA,  Nélson  H.  Clarice Lispector – A jewish impulse and a prophecy of difference.


VIEIRA, Nélson H. A expressão judaica na obra de Clarice Lispector.


VIEIRA, Nélson H. A linguagem espiritual de Clarice Lispector.


VIEIRA, Nélson H. The stations of body, Clarice Lispector’s abertura and renewal.


VIEIRA, Nelson H.  Uma mulher de espírito.


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  • 25/11/2020

Clarice Lispector: uma leitura instigante.

de VIEIRA, Telma Maria.

VIEIRA, Telma Maria. Clarice Lispector: uma leitura instigante.


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  • 25/11/2020

Examining whiteness: reading Clarice Lispector through Bessie Head and Toni Morrison.

de VILLARES, Lúcia.

VILLARES, Lúcia. Examining whiteness: reading Clarice Lispector through Bessie Head and Toni Morrison.


VINK, Annechien. Filosofie uit het boudoir: de passie volgens Clarice Lispector.


WALDMAN, Berta; ARÊAS, Vilma. Eppur, se muove.


WALDMAN, Berta. A letra e a lei em Clarice Lispector.


WALDMAN, Berta. A retórica do silêncio em Clarice Lispector.


WALDMAN, Berta. A retórica do silêncio em Clarice Lispector e O estrangeiro em Clarice Lispector. 


WALDMAN, Berta. As duas anas.


WALDMAN, Berta. O estrangeiro em Clarice Lispector.


WALDMAN, Berta. O estrangeiro em Clarice Lispector: uma leitura de A hora da estrela.


WALDMAN, Berta. O  estrangeiro em Clarice Lispector: uma leitura de A hora da estrela.


WALDMAN, Berta. Uma cadeira e duas maçãs: presença judaica no texto clariceano.


WALDMAN, Berta. Xeque-mate: o rei, o cavalo e a barata, em A paixão segundo G.H.